Vivencias Musicais

Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música.

Musicalização Inclusiva de crianças com Síndrome de Down - Impresso

O objetivo geral deste livro foi investigar como as crianças com SD são beneficiadas através da aculturação musical no projeto de Musicalização Inclusiva. Os objetivos específicos foram identificar como as crianças com SD conseguem desenvolver atividades musicais por meio da aculturação, verificar quais os benefícios que crianças estão tendo com o projeto e identificar mudanças percebidas no desenvolvimento musical das crianças a partir da participação no projeto. Para tanto, foi realizada uma breve revisão de literatura, contextualizando a Música e Inclusão de crianças com NEE, educação inclusiva, musicalização inclusiva, desenvolvimento das crianças com SD, suas limitações e expectativas relacionadas a música e inclusão de crianças com SD. O referencial teórico proposto foi o postulado pela Zona de Desenvolvimento proximal (ZDP) e também a Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, a partir do que trago as interações sociais, comum entre os autores. Os resultados mostram que a aculturação musical que cada criança adquiriu foi construída no decorrer desta pesquisa, principalmente pela interação positiva da família, e que a aculturação proporcionou às crianças não somente o desenvolvimento afetivo e social, mas também o desenvolvimento cognitivo das mesmas.